SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Un estudio sobre las investigaciones acerca de las ideas de los estudiantes en fuerza y movimientoAnálise da inserção de conteúdos de Teoria Quântica nos currículos de física do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

COVOLAN, Silvia Cristina Teodoro  e  SILVA, Dirceu da. A entropia no ensino médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.97-118. ISSN 1516-7313.

Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.

Palavras-chave : Ensino de Física; Entropia; Construtivismo; Evolução Conceitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )