SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MION, Rejane Aurora  and  ANGOTTI, José André Peres. Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.165-180. ISSN 1516-7313.

Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.

Keywords : Programas de Pesquisa; Investigação-Ação; Formação Inicial de Professores; Reconstrução Racional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )