SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MION, Rejane Aurora  e  ANGOTTI, José André Peres. Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.165-180. ISSN 1516-7313.

Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.

Palavras-chave : Programas de Pesquisa; Investigação-Ação; Formação Inicial de Professores; Reconstrução Racional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )