SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucionalAs representações sociais dos professores e alunos da escola municipal Karla Patrícia, Recife, Pernambuco, sobre o manguezal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TENREIRO-VIEIRA, Celina  and  VIEIRA, Rui Marques. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.191-211. ISSN 1516-7313.

No quadro da atual reorganização curricular do Ensino Básico português, salienta-se a idéia de que o ensino das ciências deve ser visto, acima de tudo, como promotor da literacia científica. Nesse sentido, a perspectiva CTS deverá constituir o eixo integrador e globalizante da organização e da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades de pensamento. Mas qualquer inovação, reforma ou reorganização curricular obriga a equacionar a formação de professores, enquanto a questão central da inovação curricular residir sobretudo no que os professores vão fazer das orientações curriculares para o ensino das ciências na sala de aula. Neste artigo, pretende-se dar conta de um estudo desenvolvido com a finalidade de descrever e analisar os contributos de um programa de formação continuada de professores na construção de práticas CTS. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o programa de formação contribuiu para que os professores envolvidos promovessem práticas didático- pedagógicas com orientação CTS.

Keywords : Práticas Didático-Pedagógicas; Ciência-Tecnologia-Sociedade - CTS; Programa de Formação Continuada; Professores de Ciências do Ensino Básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )