SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02As representações sociais dos professores e alunos da escola municipal Karla Patrícia, Recife, Pernambuco, sobre o manguezalFonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir  y  DELIZOICOV, Demétrio. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.223-233. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.

Palabras clave : Ensino de Genética; História da Ciência; Ludwik Fleck.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )