SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionaisDiscursos curriculares na disciplina escolar química author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ROSA, Maria Inês Petrucci  and  TOSTA, Andréa Helena. O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.253-262. ISSN 1516-7313.

Este trabalho pretende analisar discursos presentes na escola, relacionados com a química enquanto componente disciplinar, explorando para isso, o conceito de “lugar” e suas implicações para o estudo da evolução dessa disciplina no currículo em ação no contexto escolar. Ao se buscar uma compreensão da problemática posta, foram entrevistados diferentes atores na escola: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, propondo a seguinte questão: “Qual é o lugar da Química na escola?” A essa pergunta, foi produzido um espectro amplo de manifestações, que aqui serão analisadas à luz da problemática já exposta e de um quadro teórico que se apóia em De Certeau, Goodson, entre outros.

Keywords : Ensino de Química; Currículo; Cotidiano Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )