SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolarO computador na educação em ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LOPES, Alice Casimiro. Discursos curriculares na disciplina escolar química. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.263-278. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palabras clave : Disciplina Escolar; Ensino de Química; Hibridismo; Políticas de Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )