SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimentoO significado de aprender para alunos de uma escola agrotécnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SANTOS, Patrícia Oliveira; BISPO, Josiane dos Santos  e  OMENA, Maria Luiza Rodrigues de A.. O ensino de ciências naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.411-426. ISSN 1516-7313.

O presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos - no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.

Palavras-chave : Educação; Cidadania; EJA (Educação de Jovens e Adultos); Ciências Naturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )