SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03O ensino de ciências naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e AdultosA dimensão comunicativa de uma exposição de objetos técnicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BORGES, Rita de Cássia Pereira  e  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. O significado de aprender para alunos de uma escola agrotécnica. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.427-444. ISSN 1516-7313.

Este trabalho de pesquisa se propôs a desvelar o significado de "aprender" entre os alunos de uma escola agrotécnica. Como aquilo que se busca compreender são os significados de aprender, fez se necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno e deles obter-se descrições sobre suas vivências. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Com o objetivo de se desvelar o fenômeno investigado, buscou-se sua estrutura nos discursos, nas descrições ingênuas coletadas, nos acompanhamentos e nas entrevistas, possibilitando-se, assim, o acesso ao vivido. Captada pela escrita e pela fala, as descrições fornecem indicativos de como o sujeito percebe o fenômeno, o que vai se revelando à medida que as descrições são analisadas. Assim, procedeu-se às análises idiográfica e a nomotética. Os significados a que se chegou foram perseguidos num processo de redução fenomenológica. Na busca das convergências e divergências de significados entre os alunos, procurou-se evidenciar os invariantes e as categorias que expressam aspectos relevantes do fenômeno estudado. As convergências a que se chegou evidenciaram significados de aprender que abrangem "o sentido de aprender", as "condições para aprender" e "relações afetivo-relacionais no aprender". Por fim, elaborou-se uma interpretação e uma reflexão a respeito do significado de aprender para os alunos e a relação desse significado com situações vividas em uma escola agrotécnica.

Palavras-chave : Fenomenologia; Significado de Aprender; Escola Agrotécnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )