SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Culturas das ciências naturaisAtividades de modelagem matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista  e  ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de matemática: escolhas, caminhos, desejos.. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.471-482. ISSN 1516-7313.

Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Matemática; Multirreferencialidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )