SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Atividades de modelagem matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir?Questões de interesse na história do pensamento cartesiano para a educação matemática contemporânea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Marcia Cristina Nagy  and  BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.499-512. ISSN 1516-7313.

Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino- aprendizagem.

Keywords : Educação Matemática; Avaliação em Matemática; Produção Escrita em Matemática; Acertos e Erros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )