SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01La atención a la situación de emergencia planetaria en los museos de ciencias: el inicio de un cambio necesarioTroca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda  and  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.01, pp.57-72. ISSN 1516-7313.

O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial.

Keywords : Mediação Pedagógica; Formação Docente em Biologia; Professor Universitário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )