SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologiaO professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BARCELOS, Nora Ney Santos  y  VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.01, pp.73-97. ISSN 1516-7313.

Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.

Palabras clave : Formação Continuada; Formação Inicial; Assessoria Pedagógica; Psicanálise e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )