SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisasCautela ao usar imagens em aulas de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

FILIPECKI, Ana; BARROS, Susana de Sousa  e  ELIA, Marcos da Fonseca. A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.199-217. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho são apresentadas as opiniões dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Um questionário on-line foi desenvolvido para esse fim, contendo quatro itens referentes ao perfil do respondente, 15 referentes aos objetivos do Programa, dez relacionados às estratégias de orientação e uma pergunta aberta, na qual o pesquisador expressa sua opinião sobre a I.C.. O questionário foi respondido por 43 pesquisadores (20%). Os dados referentes aos itens foram analisados em termos de intensidade e consistência das opiniões. O aspecto sócio-cognitivo do Programa é o que apresenta maior ênfase para os pesquisadores. Os resultados mostram níveis mais elevados de consistência interna na dimensão exeqüibilidade, em ambas as escalas, sugerindo que a visão dos pesquisadores sobre a I.C. expressa-se no fazer. A visão dos pesquisadores-orientadores é que a investigação científica é uma “arte prática” que não se aprende nos livros e sim mediante a imitação e a experiência. Somente num ambiente físico, materializado nos laboratórios e nos eventos científicos é possível desenvolver conhecimentos e habilidades próprios da carreira científica.

Palavras-chave : Pesquisadores-Orientadores; Programa de Vocação Científica; Iniciação Científica; Educação de Nível Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )