SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médioEnsinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.219-233. ISSN 1516-7313.

O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.

Palavras-chave : Formação de Professores; Imagens; Linguagem; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )