SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Cautela ao usar imagens em aulas de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição; CASTRO, Giselle Faur de  y  ARAUJO, Roberto Moreira Xavier de. Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.235-245. ISSN 1516-7313.

A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.

Palabras clave : Ensinar; Formar; Educar; Instruir; Escola Nova; Reforma do Ensino; Ensino de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )