SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Cautela ao usar imagens em aulas de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição; CASTRO, Giselle Faur de  e  ARAUJO, Roberto Moreira Xavier de. Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.235-245. ISSN 1516-7313.

A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.

Palavras-chave : Ensinar; Formar; Educar; Instruir; Escola Nova; Reforma do Ensino; Ensino de Física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )