SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

STRUCHINER, Miriam; RICCIARDI, Regina Maria Vieira  e  GIANELLA, Taís Rabetti. Construção e reconstrução de um sistema hipermídia sobre anticorpos monoclonais com base na estrutura cognitiva do especialista de conteúdo. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.247-260. ISSN 1516-7313.

Relata-se o desenvolvimento do sistema hipermídia Anticorpos Monoclonais, com desenho baseado no conhecimento estrutural de um especialista de conteúdo. A primeira versão do sistema, construída com “organizadores gráficos” para apoiar os alunos na visualização e compreensão do conteúdo, foi avaliada por 42 estudantes de Biologia. Os resultados foram positivos, porém 11 alunos mencionaram dificuldades em localizar conceitos importantes. Em conseqüência, tanto a estrutura como a interface foram modificadas em uma segunda versão, utilizando-se um mapa conceitual (Novak e Gowin, 1984) para a apresentação da interface gráfica. Esta versão foi avaliada por outro grupo de 24 alunos nas mesmas condições que a primeira turma, obtendo-se resultados positivos em relação à organização e orientação dos alunos no uso sistema. Os resultados sugerem que os mapas conceituais contribuem positivamente para a representação do conhecimento de um especialista e também para auxiliar a busca e consulta de informações em sistemas hipermídia.

Palavras-chave : Hipermídia na Educação; Desenho Instrucional; Representação Gráfica; Anticorpos Monoclonais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )