SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Construção e reconstrução de um sistema hipermídia sobre anticorpos monoclonais com base na estrutura cognitiva do especialista de conteúdoNova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BELLINI, Marta  y  FRASSON, Priscila Caroza. Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.261-274. ISSN 1516-7313.

O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.

Palabras clave : HIV/SIDA; Análise de Discurso; Figuras de Retórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )