SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?Políticas educacionais, visões de mundo e a articulação em processos educativos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

XAVIER, Márcia Cristina Fernandes; FREIRE, Alexandre de Sá  and  MORAES, Milton Ozório. Nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.275-289. ISSN 1516-7313.

Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.

Keywords : Livro Didático; Nova Biologia; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )