SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?Políticas educacionais, visões de mundo e a articulação em processos educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

XAVIER, Márcia Cristina Fernandes; FREIRE, Alexandre de Sá  y  MORAES, Milton Ozório. Nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.275-289. ISSN 1516-7313.

Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.

Palabras clave : Livro Didático; Nova Biologia; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )