SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médioOficinas pedagógicas de ciências: os movimentos pedagógicos predominantes na formação continuada de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BOER, Noemi  e  MORAES, Edmundo Carlos de. Políticas educacionais, visões de mundo e a articulação em processos educativos. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.291-302. ISSN 1516-7313.

O trabalho teve como foco a discussão das políticas educacionais em educação ambiental e as visões de mundo com a finalidade de explicitar as implicações dessas em processos educativos. As visões de mundo são concebidas como macroestruturas epistemológicas, que compreendem um conjunto de valores, crenças, conceitos e formas de conhecimento que fundamentam as concepções e ações educativas. O trabalho apresenta, também, os componentes das visões de mundo e a maneira como esses se articulam em processos educativos. Esse aspecto é importante para se poder identificar as concepções de mundo subjacentes às práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. Na visão integrada de mundo, a problemática ambiental é entendida como decorrente do modelo de desenvolvimento social e das relações que os seres humanos estabelecem entre si e com o ambiente não humano. Considera-se, ainda, que a perspectiva relacional pode contribuir para uma mudança na atual abordagem da Educação Ambiental.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação Ambiental; Visões de Mundo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )