SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Dificultades de aprendizaje en química: caracterización y búsqueda de alternativas para superarlas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Henrique César da; BAENA, Camila Raimualdo  e  BAENA, Juliana Raimualdo. O dado empírico de linguagem na perspectiva da análise de discurso francesa: um exemplo sobre as relações discursivas entre ciência, cotidiano e leitura. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.347-364. ISSN 1516-7313.

O objetivo deste trabalho é problematizar a questão do dado empírico de linguagem na pesquisa em Educação em Ciências. Isso é feito com base na explicitação dos aspectos centrais de uma importante perspectiva teórico-metodológica do campo da linguagem, surgida na França na década de 1960: a análise de discurso francesa. O foco central recai na questão da não-transparência da linguagem. Como exemplo é apresentada uma análise de discursos que relacionam ciência e cotidiano na escola, hoje. Valendo-se da problematização teórica e desse breve exemplo de análise, são levantadas questões, em aberto, consideradas importantes para serem mais bem debatidas, sobre metodologia de pesquisa na área de Educação em Ciências e sua relação com o ensino propriamente dito.

Palavras-chave : Dados Empíricos; Discurso; Linguagem; Metodologia de Pesquisa; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )