SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino FundamentalO lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

MIRANDA, Érica S.; SCHALL, Virgínia T.  e  MODENA, Celina M.. Representações sociais sobre educação ambiental em grupos da terceira idade. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.15-28. ISSN 1516-7313.

Este estudo buscou compreender os sistemas de significação socialmente construídos e compartilhados por grupos de idosos residentes em área urbana da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, sobre temas ambientais. A teoria das representações sociais foi o referencial que orientou o trabalho, na direção de um estudo comparativo entre dois grupos de terceira idade: o grupo Fonte de Vida, de Belo Horizonte, e o Clube Viver Melhor, do município de Betim. Foram entrevistados vinte idosos e as entrevistas foram analisadas na perspectiva da análise de conteúdo. As representações mostraram que os idosos têm percepção da degradação ambiental e apostam na cooperação, solidariedade e educação, em sentido amplo, e em sua participação como atores sociais, em contextos singulares, para o despertar de uma sensibilização ambiental.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Terceira Idade; Meio Ambiente; Representação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )