SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Representações sociais sobre educação ambiental em grupos da terceira idadeA prática do nutricionista em escolas municipais do Rio de Janeiro: um espaço-tempo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

COMPIANI, Maurício. O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.29-45. ISSN 1516-7313.

A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Trabalhos de Campo; Lugar; Escalas de Observação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )