SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Contribuições da epistemologia bachelardiana no estudo da história da Óptica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MANZINI, Neiva Irma Jost. Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de física. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.127-138. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta investigação foi analisar as possibilidades e os limites de uma experiência de ensino-aprendizagem de conteúdos de física, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física e fundamentada na "epistemologia genética" de Jean Piaget. Como metodologia de ensino foi construído o roteiro pedagógico, que tem como objetivo identificar e promover a construção e reconstrução de processos cognitivos sob a perspectiva piagetiana, visando possibilitar a compreensão das grandezas físicas envolvidas nos fenômenos e das relações lógico-matemáticas entre elas. Contatou-se que essa atividade pedagógica auxilia os alunos na construção do conhecimento e na formação da equação matemática que expressa o fenômeno físico estudado.

Palabras clave : Aprendizagem; Epistemologia; Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )