SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue02O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médioLeitura e interpretação de artigos científicos por alunos de graduação em química author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PAULA, Helder de Figueiredo e  and  BORGES, Antônio Tarciso. Avaliação e teste de explicações na educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.02, pp.157-174. ISSN 1516-7313.

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada realizada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental. Situamos o presente trabalho e o projeto de pesquisa no qual ele esteve inserido no contexto da busca de alternativas para a experimentação e para o avanço da compreensão da função do laboratório no ensino de ciências. Nossos dados nos permitem concluir que a concepção de experimentos para testar explicações e hipóteses é uma tarefa bastante sofisticada, mas que é plenamente possível explorar essa função no laboratório didático.

Keywords : Ensino de Ciências; Experimentação; Teoria e Evidência; Natureza das Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )