SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médioLeitura e interpretação de artigos científicos por alunos de graduação em química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

PAULA, Helder de Figueiredo e  e  BORGES, Antônio Tarciso. Avaliação e teste de explicações na educação em ciências. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.02, pp.157-174. ISSN 1516-7313.

Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada realizada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental. Situamos o presente trabalho e o projeto de pesquisa no qual ele esteve inserido no contexto da busca de alternativas para a experimentação e para o avanço da compreensão da função do laboratório no ensino de ciências. Nossos dados nos permitem concluir que a concepção de experimentos para testar explicações e hipóteses é uma tarefa bastante sofisticada, mas que é plenamente possível explorar essa função no laboratório didático.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Experimentação; Teoria e Evidência; Natureza das Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )