SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Temas político-sociais no ensino da matemáticaExplicitando uma metodologia de pesquisa: a experiência de uma professora de Física revisitada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BARROS, Marcelo Alves; LABURU, Carlos Eduardo  e  ROCHA, Zenaide F. D. C.. Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.02, pp.235-251. ISSN 1516-7313.

O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu-se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados no 1º semestre de 2004, mediante gravação das aulas em vídeo, numa escola pública do município de Londrina-Paraná. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. Entre os principais resultados encontrados, destacamos o vínculo estabelecido entre o grupo e a professora, o qual contribuiu para uma organização mais estável entre os membros, inclusive, com a aceitação de um aluno que se sentia excluído. Concluímos discutindo alguns aspectos relevantes a serem levados em consideração na promoção e sustentação da aprendizagem em grupo em sala de aula.

Palavras-chave : Psicanálise e Educação; Ensino de Ciências; Grupo de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )