Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313
Resumen
BAROLLI, Elisabeth; VALADARES, Juarez M. y VILLANI, Alberto. Explicitando uma metodologia de pesquisa: a experiência de uma professora de Física revisitada. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.02, pp.253-271. ISSN 1516-7313.
A experiência de ensino de uma professora de Física (Marta) foi novamente enfocada neste trabalho, com a perspectiva de apresentar as potencialidades de um procedimento de análise que se utiliza de referenciais psicanalíticos. Foram destacadas as principais etapas desse procedimento, sobretudo, a maneira pela qual são articulados os dados considerados significativos e os referenciais teóricos. Em particular, foram explicitados alguns dos avanços em termos da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, quando é considerado o campo da subjetividade.
Palabras clave : Ensino de Ciências; Experiência de Ensino; Referenciais Psicanalíticos; Metodologia de Pesquisa.