SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

QUEIROZ, Gloria Regina Pessôa Campello  y  BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição Almeida. Conhecimento científico, seu ensino e aprendizagem: atualidade do construtivismo. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.273-291. ISSN 1516-7313.

O presente artigo parte de uma ilustração acerca da etimologia da palavra construtivismo - semear coletivamente para, em seguida, reunir sementes a serem disponibilizadas aos alunos durante os cursos formação de professores de Física. Entre elas estão argumentos a favor de uma versão sustentável para o Construtivismo, reconhecendo críticas, de origem epistemológica, psicológica ou mesmo pedagógica, a aspectos particulares de versões que têm circulado entre pesquisadores da área de pesquisa em educação em ciências nos últimos anos. Com o compromisso de não nos limitarmos às críticas e diante da complexidade dos sistemas educacionais nos quais o debate sobre o Construtivismo é travado, sua versão pedagógica proposta neste trabalho integra uma visão de realidade mais próxima à aceitável pela comunidade de pesquisadores e professores de Física e ao valioso trabalho de criação de conhecimento científico na escola, que a comunidade de pesquisadores em ensino de Física vem realizando há mais de duas décadas no Brasil.

Palabras clave : Construtivismo; Complexidade; Formação Inicial de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )