SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de físicaConhecendo alguns modelos mentais infantis sobre filariose linfática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; CORREA, João Jorge  e  SILVA, Everton Ricardi Lozano. Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, Paraná. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.311-322. ISSN 1516-7313.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas. No entanto, em umas das apostilas, foram encontradas mais falhas, pois além do seu conteúdo ser extremamente sucinto e não apresentar um planejamento em relação às atividades propostas, continha imagens incorretas e sem legendas auto-explicativas.

Palavras-chave : Material Didático; Filo Mollusca; Qualidade; Ensino de Zoologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )