SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do ensino médio de Cascavel, ParanáInstinto, etologia e a teoria de Konrad Lorenz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MOTTA, Micheline Barbosa da  y  TEIXEIRA, Francimar Martins. Conhecendo alguns modelos mentais infantis sobre filariose linfática. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.323-336. ISSN 1516-7313.

A filariose linfática é uma parasitose endêmica em Pernambuco desde 1918, com focos persistentes e em expansão na Região Metropolitana do Recife, tornando-se um desafio premente a ser encarado tanto pelas autoridades de saúde pública, como pela população e escolas de áreas de risco. Como subsídio para o planejamento de estratégias pedagógicas que estimulem os alunos a vivenciarem medidas preventivas para controle da doença, identificamos modelos mentais de cinqüenta alunos (nove-dez anos), residentes em áreas endêmicas da região metropolitana. Os resultados indicaram que as crianças: (a) acreditam que a filariose é evitável, tratável, causada por fator externo, e que o cumprimento das recomendações médicas é fundamental para o sucesso do tratamento; (b) têm dificuldades em identificar os sintomas e as etapas do processo de adoecimento; (c) apóiam seus modelos no que podem observar, o que possibilita a estruturação de ações pedagógicas que simulem, na escola, situações reais vividas pelas crianças em sua comunidade.

Palabras clave : Filariose Linfática; Elefantíase; Educação em Saúde; Modelos Mentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )