SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Conhecendo alguns modelos mentais infantis sobre filariose linfáticaA divulgação científica na mídia impressa: as ciências biológicas em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

ZUANON, Átima Clemente Alves. Instinto, etologia e a teoria de Konrad Lorenz. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.337-349. ISSN 1516-7313.

O presente artigo tem como objetivo apresentar um pouco da evolução da ciência que estuda o comportamento animal comparado - Etologia -, destacando a teoria de Lorenz (1937), considerado um dos fundadores dessa ciência. O texto inicia-se fazendo referência às diversas relações existentes entre os seres humanos e os demais animais, desde os primórdios da existência humana. Em seguida, aborda o aspecto histórico da evolução do conceito de instinto, como tema marcante da teoria de Lorenz (1937). Relata as críticas entre os estudiosos de áreas afins e aponta as novas tendências acerca do estudo do comportamento animal, bem como suas contribuições que hoje permeiam as várias áreas do conhecimento.

Palavras-chave : Aprendizado; Etologia; Instinto; Lorenz; Reflexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )