SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue03A divulgação científica na mídia impressa: as ciências biológicas em focoA construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SCHWARZ, Maria Luiza; SEVEGNANI, Lúcia  and  ANDRE, Pierre. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.369-388. ISSN 1516-7313.

Desenhos infantis são instrumentos úteis e significativos que podem ser empregados para avaliar conhecimentos, competências, observações e conceitos de Ciência, além de possibilitar analisar a capacidade de raciocínio. Este trabalho apresenta a análise de 395 desenhos de crianças com idade entre 6 e 14 anos, habitantes de área urbana de Joinville, SC, Brasil, com o objetivo de verificar quais são os conhecimentos desse grupo social sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade. Foram investigados quais os ecossistemas mais representados, assim como a diversidade da flora e da fauna enfatizada. Durante a análise dos desenhos, verificamos que foram abordados quatro temas distintos: “o bom estado de conservação da Mata Atlântica”, “o péssimo estado de conservação da Mata Atlântica”, “comparações entre o bom e o péssimo estado de conservação da Mata Atlântica”, e “recomendações para a conservação da Mata Atlântica”. Os resultados mostram que 60,2% representaram “o bom estado de conservação da Mata Atlântica”.

Keywords : Mata Atlântica; Crianças; Representações Sociais; Desenhos; Biodiversidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )