SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue03A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema geradorConfigurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de jovens e adultos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LAVAQUI, Vanderlei  and  BATISTA, Irinéa de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.399-420. ISSN 1516-7313.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se destina a apresentar e fundamentar elaborações de propostas para a prática de ensino interdisciplinar no Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média, que busquem gerar uma Educação Científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no conhecimento científico e no cotidiano escolar. Inicialmente, estabelecemos uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa. Posteriormente, analisamos formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar explicitando os fundamentos educacionais e os aspectos formativos que se destacam em diferentes propostas e fazemos uma ponderação sobre os condicionamentos na implementação dessa prática.

Keywords : Interdisciplinaridade; Educação Científica e Matemática; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )