SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de jovens e adultosMapa conceitual: ensaiando critérios de análise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LONGHINI, Marcos Daniel  y  HARTWIG, Dácio Rodney. A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.435-451. ISSN 1516-7313.

A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.

Palabras clave : Formação Docente; Professor Aspirante; Professor Atuante; 'Base de Conhecimentos para o Ensino'; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )