SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

RUIZ-MORENO, Lidia; SONZOGNO, Maria Cecília; BATISTA, Sylvia Helena da Silva  y  BATISTA, Nildo Alves. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.453-463. ISSN 1516-7313.

Os Mapas Conceituais constituem importante instrumento para acompanhar a aprendizagem, demandando compreender os processos de construção. Este trabalho se propõe a apresentar e discutir critérios de análise de mapas conceituais elaborados por pós-graduandos do Mestrado "Ensino em Ciências da Saúde". Os critérios de análise foram: quantidade e qualidade de conceitos, níveis de hierarquia, número de inter-relações, palavras de enlace e proposições com significado lógico, estrutura do mapa, representatividade dos conteúdos e criatividade. Identificaram-se estruturas hierárquicas de significativa riqueza conceitual e representatividade dos temas trabalhados. Acredita-se que o processo de construção levou aos alunos a estabelecerem relações entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, criando maiores possibilidades de integração. A análise empreendida mostrou-se valiosa como uma ferramenta de trabalho para o professor da área da saúde, para desenvolver práticas avaliativas comprometidas em apreender os processos de aprendizagem dos alunos.

Palabras clave : Mapa Conceitual; Avaliação da Aprendizagem; Ensino em Ciências da Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )