SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O conceito de campo: polissemia nos manuais, significados na física do passado e da atualidadeA construção lógica do “estilo newtoniano” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

OSTERMANN, Fernanda; PRADO, Sandra Denise  y  RICCI, Trieste S. F.. Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.35-54. ISSN 1516-7313.

Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.

Palabras clave : Formação de Professores; Interferência Quântica; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )