SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quânticaO ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SAPUNARU, Raquel Anna. A construção lógica do “estilo newtoniano”. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.55-66. ISSN 1516-7313.

O historiador da ciência Isaac Bernard Cohen batizou o novo método de “fazer ciência”, criado por Isaac Newton, de “estilo newtoniano”. Segundo Cohen, o cerne do “estilo newtoniano” seria a adaptação sucessiva das “construções mentais” - matemáticas - às comparações com a natureza e haveria dinâmica direta entre as “construções mentais” - matemáticas - e os sistemas físicos. Uma das principais características do “estilo newtoniano”, portanto, seria primeiramente a matemática e, posteriormente, uma série de experimentos - e não o contrário. Brilhantemente, enquanto escrevia os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, Newton teria concluído que descrever o movimento de planetas e satélites, ou o movimento em geral, com precisão absoluta era imensamente mais complicado do que seus contemporâneos e antecessores poderiam ter pensado. A solução encontrada por ele foi, partindo de simples casos idealizados, passar progressivamente para casos mais complicados, também idealizados, e depois percorrer o caminho oposto, isto é: pelo desmembramento dos casos mais complicados provar os mais simples, embora sempre em direção à verdade.

Palabras clave : Newton; Método; Matemática; “Estilo Newtoniano”.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )