SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciênciaO laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LOBO, Soraia Freaza. O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.89-100. ISSN 1516-7313.

Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de ciências.

Palabras clave : Ensino de Química; Formação do Professor de Ciências; Concepções Epistemológicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )