SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardianoO discurso de alunos do ensino médio a respeito da “camada de ozônio” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

OLIVEIRA, Moisés Alves de. O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.101-114. ISSN 1516-7313.

Este artigo é parte de um estudo etnográfico de dois anos, em que foram estudados os movimentos enunciativos da ciência em um laboratório de Química do Ensino Médio no Colégio São José, São Leopoldo, RS. O intuito principal é apresentar uma microanálise de eventos de laboratório, visando contribuir para o entendimento de como é produzida a idéia de “natureza” das coisas em jogos de convencimento, contatos e relações. Para a costura teórica dos dados observados foi utilizado, em especial, o conceito de articulação, segundo a ótica dos Estudos Culturais da Ciência e tendo como foco duas questões adjuvantes: como os atuantes se estabelecem e se reconhecem dentro de um laboratório didático de ciências? E como, no laboratório, articula-se um conjunto de enunciados que lhe é particular e, por assim dizer, “natural”? O estudo, embora, preliminar, permitiu lançar alguns olhares acerca da atividade prática do laboratório escolar e especular um discurso de superação do entendimento daqueles eventos como meramente reprodutores de ideologias e de conhecimentos tácitos da uma ciência exógena.

Palabras clave : Articulação; Laboratório Didático de Química; Etnografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )