SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulaçãoSaber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CIRINO, Marcelo Maia  y  SOUZA, Aguinaldo Robinson de. O discurso de alunos do ensino médio a respeito da “camada de ozônio”. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.115-134. ISSN 1516-7313.

O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.

Palabras clave : Química Ambiental; Camada de Ozônio; Linguagem; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )