SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicosDesenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

JANKE, Nadja  y  TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatória. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.147-157. ISSN 1516-7313.

Unir produção de conhecimentos à ação educativa é a grande responsabilidade da pesquisa em educação ambiental na perspectiva crítica e emancipatória. Percepções e conhecimentos coletivos são essenciais na construção desse novo saber ambiental. Neste artigo, a qualidade de vida é colocada no centro da discussão, mais do que para reivindicar melhorias para o ambiente, mas buscando demonstrar como a participação é seu fundamento e constrói os mecanismos necessários para a ação educativa ambiental.

Palabras clave : Educação Ambiental; Qualidade de Vida; Pesquisa-Ação-Participativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )