SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatóriaO Programa de Educação Continuada (PEC) na avaliação de seus alunos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALENCAR, Rúbia de Aguiar; SILVA, Lucía; SILVA, Fábio Arlindo  y  DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.159-168. ISSN 1516-7313.

O objetivo geral do presente estudo foi descrever a experiência de construção e aplicação de uma proposta pedagógica no campo da educação sexual, fundamentada em algumas premissas contidas na concepção de Paulo Freire, visando atender adolescentes de uma comunidade carente do interior paulista. A partir dos questionamentos iniciais levantados pelos jovens foram realizados quatro encontros focando questões sobre sexualidade, anatomia e fisiologia humana, métodos anticoncepcionais e DST/Aids. Com a realização desse trabalho, os jovens tiveram oportunidade de participar de um processo educativo que possibilitou, pelo resgate de suas próprias experiências e crenças, a reflexão sobre sua autonomia na vivência de uma sexualidade saudável, respeitando a si próprio e ao outro.

Palabras clave : Proposta Pedagógica; Educação em Saúde; Educação Sexual; Adolescência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )