SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio: perspectivas e tensõesConcepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Roberto Ribeiro da  y  MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciênica ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos; um estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.233-249. ISSN 1516-7313.

As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.

Palabras clave : Experimentação no Ensino; Segurança em Laboratório; Educação Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )