SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciênica ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos; um estudo de casoA ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FIRME, Ruth do Nascimento  y  AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.251-269. ISSN 1516-7313.

O presente estudo teve como objetivo investigar como um processo formativo pode contribuir para ressignificar concepções de professores de química sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e de suas inter-relações, partindo do pressuposto de que tais concepções são importantes para a implementação de abordagens CTS no ensino de ciências. Participaram da pesquisa três professores de química que atuam em escolas públicas e particulares de PE. A metodologia envolveu atividades como entrevistas individuais e encontros com os professores. A análise das entrevistas revelou concepções dos professores não compatíveis com aquelas esperadas para uma proposta didática na perspectiva CTS, apontando para a necessidade de envolvimento dos professores em uma discussão sobre suas concepções. No sentido de promover essa discussão foram realizados encontros docentes, nos quais foi identificada uma tendência de construção de novos posicionamentos pelos professores, o que revela a importância de um processo formativo para a adoção de abordagens CTS em sala de aula.

Palabras clave : Concepções Docentes; Processo Formativo; Abordagens CTS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )