SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue02Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aulaFilmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

GOMES-MALUF, Marcilene Cristina  and  SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.271-282. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme “Jurassic Park” foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.

Keywords : Ensino de Ciências; Ficção Científica; Imaginário; Racional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )