SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aulaFilmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GOMES-MALUF, Marcilene Cristina  y  SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.271-282. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção da ficção científica no ensino de Ciências, no qual buscamos identificar como a ficção científica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme “Jurassic Park” foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organização hierárquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, também, na mediação do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Ficção Científica; Imaginário; Racional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )