SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racionalContribuições para o trabalho com valores em educação ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MACHADO, Carlos Alberto. Filmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente. Ciência educ. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.283-294. ISSN 1516-7313.

Muito se fala sobre o meio ambiente nos meios de comunicação e nas escolas, mas pouco se sabe sobre toda sua gama e envergadura. Confundem-se princípios ecológicos com o ensino generalizado do meio ambiente que cobre uma gama muito maior de conceitos e uma complexidade de relações urgentes e esquece-se que o estudo do meio ambiente deve tratar do todo envolvido pelo homem, do todo ao redor. Visões utópicas e distópicas a respeito desse tema estão presentes em alguns filmes de ficção científica feitos para cinema e televisão. Este texto analisa relações entre esses filmes e conceitos científicos relativos ao meio ambiente e aponta possibilidades de uso dos mesmos no ensino de ciência.

Palabras clave : Ficção Científica; Meio Ambiente; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )